sábado, 1 de março de 2008

PORQUE ESTUDAR TEOLOGIA NUM CONTEXTO DE AFRONTA E PLURALISMO. COM A PALAVRA OS ALUNOS DO S.T.S.

Porque estudar a Palavra de Deus num mundo tão cheio de atratividades, facilidades, “liberdades”?. Porque estudar um Deus de cobranças? Um Deus rígido que obriga a viver debaixo de rédeas? Um Deus que além de cobrar parece estar alheio as tantas dificuldades e problemas tão terríveis que a sociedade está sendo obrigada a conviver.
É justamente para combater a esses pensamentos e provar que Deus é totalmente o contrário do que a sociedade consegue enxergar hoje em dia, que surgiu o Seminário Teológico. Para mostrar às pessoas que por circunstâncias da vida e por frustrações pessoais que acabam generalizando um conceito errôneo, deturpando a verdade, que é preciso desvendar os detalhes da Palavra de Deus, estudar os vários ensinamentos e os porquês de cada livro, cada dado escrito na bíblia.

Não só para viver o que foi escrito, mas entendê-lo, não para gerar uma regra de vida, mas porque sua origem foi sonhada por Deus para as nossas vidas Diante de uma Vontade Soberana, sob um poder Soberano.

Não só para os cristãos, mas para todos, poder compreender o que Deus nos deixou de herança, suas promessas e todo plano D’ele para cada um de nós, torna-se, a cada dia mais, uma necessidade de vida.

Vivemos num país livre, mas que por debaixo dos panos ainda é cheio de preconceitos. O cristão é, mesmo de forma não tão clara, alvo de preconceito. A faculdade por exemplo, é um lugar cheio de teorias científicas, onde tudo deve ser provado, testificado. Para quem vive no campo da fé, defender um Deus vivo diante de tantos questionamentos e informações que combatem o cristianismo, torna-se uma tarefa árdua.

Para provar que existe um Deus não só de Palavras escritas num livro, não só de cobranças, que não está alheio a estes fatos, e que extrapola todas as expectativas humanas é que precisamos desvendar sua Palavra.

E que a bíblia não é só um livro de palavras e textos difíceis, que por muitas vezes traduz guerras e matanças, mas um livro que revela uma grande declaração de amor, que se desenrolou através de uma grande trajetória ao longo de muitos anos, segundo a vontade de Deus, para que um dia, tivéssemos a certeza de que existe, de fato e de verdade, um Deus poderoso, que é amor e também justiça, mas que através do seu perdão graça e grande amor, quis nos provar que fomos feitos D’ele e para Ele.

A situação em que vivemos, exige de nós uma preparação séria e firme dos estudos da Palavra de Deus, não só para preparar-se diante de tantas dificuldades e questionamentos, mas para provar para este mundo que existe um Deus não só de teoria,mas também de prática, que nos deixou em seu livro o necessário para conhece-lo e entender toda sua Vontade.
Estudar o desenrolar dessa história, torna-se para os cristãos uma tarefa prazerosa na busca de um Deus cheio de coisas novas para ensinar, e para aqueles que ainda não o conhecem se tornará uma verdadeira descoberta de Vida!


Patrícia de Souza Figueiredo
Formada em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina
é aluna do Seminário Teológico do Sul

Nenhum comentário: