segunda-feira, 12 de março de 2012

CURRÍCULO DO SEMINÁRIO TEOLÓGICO DO SUL - S.T.S.



A estrutura educacional do S.T.S. é dividida por áreas de atuação no campo teológico dogmático, áreas essas que formam a grade curricular da escola. Ela é dividida em seis plataformas:

1) Área Bíblica;
2) Área Teológica;
3) Área Poimênica;
4) Área de História Eclesiástica;
5) Área Missiológica
6) Área na Teologia Prática.

Cada área tem seus diversos ramos na ciência teológica como demonstrada abaixo.

1) ÁREA: BÍBLICA

1.1 Introdução ao Antigo Testamento
Ementa: Levar o aluno a ter uma visão mais detalhada do Antigo Testamento em suas várias expressões, doutrinárias, arqueológicas, geográfica e histórica;

1.2 Introdução ao Novo Testamento
Ementa: Essa matéria enfoca as questões históricas, doutrinais, ambiente cultural, autoria, fontes, datas, propósito, destinatários e oportuniza ao aluno ter um conceito do mundo do novo testamento e as idéias básicas da fé cristã e da cristologia;

1.3 Introdução À Hermenêutica e À Exegese
Ementa: Levar o aluno a se familiarizar com o texto e seu contexto, no seu formato original, como também interpretá-lo de maneira séria e segura;

1.4 Literatura brasileira e o mundo dos salmos
Ementa: Conduzir o aluno a ter uma percepção da literatura brasileira, seus clássicos, como também interpretar os salmos numa perspectiva literária hermenêutica, fazendo a ponte das duas ciências;

1.5 Epístolas do Novo Testamento
Ementa: Proporcionar ao aluno ter um conhecimento mais apurado das epístolas do Novo Testamento, como também o seu mundo e seu contexto histórico, além do seu bojo doutrinário;

1.6 Arqueologia Bíblica
Ementa. Conhecer a importância dos locais registrados na bíblia como plataforma histórico-cientifica. A arqueologia bíblica e a geografia bíblica darão suporte para o aluno em sua percepção histórica, fiel no entroncamento das descobertas contemporâneas.

2) ÁREA: TEOLÓGIA

2.1 Teologia Dogmática
Ementa: A teologia é a ciência que estuda sistematicamente vários temas importantes referente à fé cristã, onde se estuda a doutrina de Deus, do homem e do Espírito Santo, a doutrina cristologia, bibliologia, angelologia, eclesiologia, escatologia etc. Essa matéria é dividida por temas, dando uma visão clássica da teologia ortodoxa e suas várias matizes;

2.2 Teologia dos Reformadores
Ementa: Essa matéria leva o aluno a se familiarizar com os grandes temas da reforma protestante e sua abrangência e contribuição na história da igreja. Ela tem o seu formato educacional na “pré-reforma”, na “reforma” e na “pós-reforma”.

2.3 Teologia da Espiritualidade Cristã
Ementa: Resgatar a espiritualidade bíblica na história da igreja, como proposta
justa para a vida cristã “lectio divina”.

3) ÁREA: TEOLOGIA POEMÊNICA

3.1 Teologia Bíblica da Liderança Cristã
Ementa: Enfoca a liderança cristã,no ponto de vista de Deus, tanto no âmbito
temporal como no âmbito espiritual;

3.2 Introdução À Psicologia
Ementa: Capacitar o aluno nos princípios básicos da psicologia e sua inserção
com o aconselhamento cristão;

3.3 Aconselhamento Cristão Integral
Ementa: Fazer o aluno compreender o aconselhamento de forma integral, que olha o ser humano como um todo: corpo, alma, mente, etc. O eixo dessa matéria repousa não somente em meras técnicas, mas no mundo do aconselhado e do aconselhando, a partir da Bíblia;

3.4 Teologia Poimênica
Ementa. Essa matéria levará o aluno a mergulhar na teologia pastoral de
maneira clara e objetiva, olhando para a Bíblia e para os variados eixos
históricos ministeriais.


4) ÁREA: HISTÓRIA ECLESIÁSTICA

4.1 História da Igreja (I – 2)
Ementa. Levar o aluno a ter um conhecimento da história da igreja e do movimento expansionista do cristianismo, que configurou toda uma civilização. É de suma importância conhecer o desenrolar da história após a era apostólica, culminando na reforma protestante e nos vários movimentos até hoje;

4.2 Reforma, Contra-Reforma e os Movimentos eclesiásticos
Ementa: Possibilitar ao aluno conhecer o porquê da reforma protestante e qual a reação da igreja católica contra esse movimento, como também as várias reformas e protestos dentro da igreja reformada;

4.3 A Inserção do Protestantismo no Brasil (do Brasil colônia até a fundação da ADI).
Ementa: Levar o aluno a compreender como surgiram as igrejas evangélicas no Brasil e como foi a sua inserção em solo brasileiro, sob o domínio católico;

4.4 Ciência da Religião
Ementa: Abordagem cognitiva que conduz o aluno a perceber as várias religiões, seitas e heresias que surgiram ao longo dos anos, afrontando o nervo soteriológico do cristianismo e se transformando num fenômeno sociológico e religioso.


5) ÁREA: MISSIOLOGIA

5.1 História de Missões
Ementa: Introduzir o aluno a conhecer os caminhos da história de missões ao longo da trajetória do cristianismo. Conhecer homens e mulheres que Deus usou para a tarefa missionária global;

5.2 Teologia Bíblica de Missões
Ementa: Diferente da história de missões, a teologia bíblica de missões tem a sua plataforma na Bíblia como fonte normativa para a tarefa missionária da igreja (Missio Dei). Familiarizar o aluno com os vários ensaios missiológicos, debates, e consultas de missões;

5.3 Contextualização e missões Transculturais
Ementa: Esta matéria enfoca as prerrogativas da contextualização do evangelho para a nossa época e a importância do pensar missiológico para outros povos, línguas, culturas etc.;

5.4 Teologia Bíblica da Evangelização
Ementa: Levar o aluno a perceber a grande importância da evangelização, que antes de ser antropocêntrica é feita para a gloria de Deus (“Soli Deo Glória”), como atestam as Escrituras.


6) ÁREA: TEOLOGIA PRÁTICA

a) Teologia da Educação Cristã
Ementa: Levar o aluno a perceber o caminho da educação religiosa do povo de Deus nos dois testamentos, como também aplicar esses fundamentos na igreja hodierna;

b) Teologia da Missão Integral
Ementa: Oportunizar ao aluno observar os vários angulos teológicos, doutrinários e práticos da missão da igreja no mundo. Longe de uma aridez teológica, essa matéria resgata o evangelho todo para o homem todo e funde evangelização com ação social, tendo o seu fundamento histórico no pacto de Lausanne, 1974;

c) Teologia Bíblica da Missão Urbana
Ementa: Levar o aluno a perceber que a cidade é o palco da evangelização e dos dramas humanos. Os vários movimentos sócio-econômicos e político-ecológicos, transformam a cidade em arena do “bem” e do “mal”, e o aluno deverá perceber que a Bíblia dá grande ênfase para a cidade como palco da manifestação de Deus e de Satanás. Essa matéria leva o aluno a compreender o papel da igreja e sua missão na cidade.


A grade curricular ao longo do curso pode ser alterada em sua estrutura teológica conforme parecer educacional.

a) As matérias são independentes, permitindo-se ao aluno entrar no início de cada módulo;

b) As aulas do Seminário Teológico do Sul são presenciais, nas segundas-feiras a partir das 19h30min. As leituras poderão ser feitas durante a semana, via on-line ou apostilas de fundamento educacional;

c) As aulas são ministradas na sala de aula da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Independente, Tubarão/SC;


d) Os professores seguirão as ementas do curso, tendo livre pensamento para ministrarem suas aulas com suas experiências educacionais e programa de aula;

e) O curso visa a capacitação do povo de Deus, oportunizando um enriquecimento teórico e prático do Reino de Deus;

f) O S.T.S. também constará de jornadas teológicas, ministradas por teólogos e pensadores cristãos, onde serão desenvolvidos vários temas bíblicos;

O Seminário Teológico do Sul é comprometido com a herança reformada e traz em sua estrutura educacional o comprometimento com a teologia da missão integral e com a confessionalidade do pentecostalismo clássico.

Na sua estrutura teológica, a Bíblia é a única regra de fé e conduta. As confissões e os credos históricos eclesiásticos, concílios etc. devem estar de acordo com as Escrituras Sagradas e não com o legado da tradição e seus desdobramentos ideológicos.

O S.T.S. prevê parcerias acadêmicas com professores e instituições de ensinos teológicos, buscando, em seu diálogo acadêmico, uma parceria com instituições reconhecida pelo MEC.

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