quinta-feira, 26 de março de 2009

MOMENTOS DA CONFERENCIA TEOLÓGICA DO SEMINARIO TEOLÓGICO DO SUL.





Durante os dois dias de conferencia teológica ( 23 , 24 março 2009) os alunos do S.T.S. poderam ouvir a grande importancia de vivermos um evangelho na perspectiva da convivencia. O Preletor Dennes Costa trabalhou com os conferencista o tema Discipulado na Convivencia: Proposta e Desafios.

Em sua argumentaçao ele mostrou as bases bíblicas do discipulado dinamico rompendo com a rotulaçao do con ceito de discipulado como um programa somente. Costa foi além e disse que o discipulado só é discipulado na perspectiva de Jesus Cristo e sua perspectiva nao era um programa semanal mais uma convivencia diária.

Com isso o discipulado na convivencia nao esta limitado ao templo mais tambem no caminho, na casa e em todo lugar. Cristo foi ao templo e lá ensinou mais ele tambem foi a outros lugares mostrando para os seus discipulos as varias circunstancias vivenciais. Com isto Costa traz uma proposta que vai alem templo, vai alem um programa rígido, vai alem um encontro semanal. Sua proposta desemboca na vida, na comunhao, nos interesses mútuos e acima de tudo na convivencia como plataforma da vida crista.

A segunda palestra foi ministrada pela educadora e missionária Maura Jusá que gtrabalhou o tema Missões e Teologia. Juça mostrou a grande importancia de nao divorciarmos teologia de missoes. As duas matérias nao estao em beligerancia mais a serviço do Rei.

Maura argumentou a importancia da teologia no contexto de missoes, mais tambem fez a crítica, pois muitos teólogos, estudantes e pastores tem perdido em sua teologia a importancia de missoes. Ela mesmo fez a pergunta e depois discorreu sobre o fato de quem veio primeiro a teologia ou missoes. Se faz missoes por que tenho uma boa teologia ou se faz teologia no caminho da missao.

Depois de traçar o caminho clásssico de ambas materias Maura que é missionária da MIAF Missao para o interior da Africa e tambem docente do seminario em Moçambique, mostrou para os conferenciasta o grande desafio de fazer missoes em Moçambique começando na questao cultural e desembocando nas questoes sincreticas religiosas. Ela tambem abordou a importancia de treinar os pastores daquele pais para melhor servir o Senhor em suas comunidades.

Ambas as paletras tanto do docente Dennes Costas como da educadora e missiionária Maura Juça teve em seu bojo o rompimento do status quo religioso. Ambos mostraram a grande importancia de sermos cristaos hoje mais ser cristgao nao é uma marca um grupo ele vai alem é ser discipulo que vive em convivencia banhado pela Bíblia no caminho da missao.

Nenhum comentário: