sábado, 25 de dezembro de 2010

PORQUE ESTUDAR TEOLOGIA: REFLEXÃO E APONTAMENTO

A Bíblia é a Palavra de Deus para o homem; o credo é a resposta do homem para Deus
(Dr. Philip Schaff)

A Teologia conseqüente é: pessoas de fé, usando suas mentes para compreender quem Deus é e como Ele age.
( Dr. Eugene H. Peterson).

Teologia consiste, principalmente, no seu uso e prática, e não na sua especulação.
( Dr. Martinho Lutero)

No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Bíblia.
( Franklin Ferreira e Alan Myatt)

Em seu livro Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual, os teólogos Franklin Ferreira e Alan Myatt, mostram a importância de estudarmos as doutrinas centrais da fé cristã para o contexto complexo que nós vivemos hoje como igreja brasileira.

Longe de ser um trabalho árido a teologia é um trabalho árduo, prazeroso e sério. Os teólogos citados acima no capítulo “ Introdução ao Estudo da Teologia Cristã”, afirmam dizendo que desde os dias dos apóstolos, o estudo da teologia foi um elemento essencial na vida da igreja cristã.

Paulo, João e os demais autores do Novo Testamento foram os primeiros teólogos cristãos. Os pais da igreja primitiva seguiram seus passos, expondo e ensinando as doutrinas bíblicas para alimentar as almas dos fiéis e evangelizar o mundo não-cristão ( 2007,p.2).

O Dr. Julio Zabatiero e os organizadores do livro Teologia Sistemática, nos dizem em linguagem bem brasileira que de fato a teologia durante muito tempo foi visto pelos líderes da igreja com um olhar de desconfiança em virtude das infindáveis discussões filosóficas e teológicas como também a falta de fé de alguns teólogos. Alguns achavam que a teologia poderia levar a pessoa a perder a sua fé e suas definições eram muito complexa.

Porém esta situação tem mudado, pois várias correntes da teologia acadêmica saíram do casulo protetor do mundo acadêmico e passaram a dialogar não só com as igrejas, mas também com a sociedade, com a política, com a economia e com a cultura. A teologia saiu ás ruas e passou a caminhar juntamente com o povo de Deus, nas suas múltiplas expressões eclesiais.

Na apresentação do livro de Teologia Sistemática, os editores da Editora Vida Nova endossam essas verdades ventiladas aqui quando tratam a questão que todos os cristãos precisam de teologia. Eles dizem:

Durante muito tempo a teologia esteve confinada nos círculos acadêmicos. Sua linguagem técnica e seu rigor cientifico impediam que o público leigo, não especializado, saboreasse a boa erudição bíblica. A parte que lhe cabia era ouvir longos sermões, que nem sempre atingiam o coração dos ouvintes, muito menos a mente.

A distinção entre clérigos e leigos, sem dúvida, contribuiu para o surgimento desse abismo entre teologia e os não iniciados no saber teológico. O estudo sobre Deus e sua relação com seu povo foi se tornando cada vez mais propriedade de uma elite intelectual.

As Escrituras, no entanto, apontam outro caminho. O povo de Deus e não apenas uma parcela desse povo ( os mestres), é chamado de “ sacerdócio real”. Esse povo deve anunciar “ as grandezas daquele que [o] chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (I Pe.2.9).
Todos são estão obrigados a cumprir a Grande Comissão: Fazer Discípulos para o Mestre, ensinando-os a obedecer todas as coisas que ele ordenou (Mt.28.19,20). Todos devem renovar a mente, para experimentar a “ boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm.12.2).

Todos devem estar preparados para “ responder a todo aquele que [...] pedir a razão da esperança” que há neles (I Pe.3.15). Todos são instados a crescer não apenas na “ graça”, mas também “ no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pe.3.18).

É evidente, portanto, que todos nós, povo de Deus, precisamos de teologia. Todos nós precisamos aprimorar diariamente nosso conhecimento das Escrituras. Devemos ser realmente estudiosos da Palavra de Deus. E o labor teológico nos conduz a esses fins. (2006,p.7,11,12).

Pensando assim é que o Seminário Teológico do Sul, abre as suas portas para o labor teológico e suas matizes. Entendemos que o povo de Deus deve estar preparados para responder com sabedoria a sua fé e viver com alegria e prudência a vida cristã, tendo uma cosmovisao clara a partir da Bíblia e suas implicações.
De fato como cristãos comprometido com a "Sola Scriptura", com "As Escrituras", não abrimos mãos desse legado cristão que a séculos vem transformando vidas para glória de Deus, pois somente Ele merece a glória " Soli Deo Glória". Sejam bem vindos alunos ao Blog do Seminário Teologico do Sul se sinta em casa, pois os artigos, estudos, ensaios teológicos etc. colocados aqui é para o crescimento do povo de Deus.

Pr. Carlos Augusto Lopes
Seminário Teológico do Sul - S.T.S

Nenhum comentário: