segunda-feira, 26 de outubro de 2009

QUARTA CONFERENCIA TEOLÓGICA DO SEMINÁRIO TEOLÓGICO DO SUL: A RELIGIÃO DE DARWIN - TEORIA DA EVOLUÇÃO E O MITO DA CIENCIA E DA RELIGIAO/ 21,22/11


A Religião de DARWIN
Autor: Dr. Roberto Ramos

Em "A Religião de DARWIN", prefaciado pelo conhecido escritor e professor do Haggai: Pr. Paulo Solonca, o Dr. Roberto Ramos nos oferece um verdadeiro curso sobre "criação x evolução" - o que há de verdade e mito nestas duas correntes de pensamento! Qual de fato foi o legado de Charles Darwin, suas pesquisas e obras, e o que há de especulação e inverdades em suas teorias.

Um obra abalizada e bem escrita por um cientista brasileiro e evangélico que sabe se comunicar com facilidade e precisão com seus leitores. Um texto gostoso de ler num livro de 168 páginas de muita descoberta, curiosidades bíblicas e científicas. Uma obra necessária a todo pastor, professor, seminarista, missionário e estudante sério das Escrituras.

Um livro altamente recomendado para todas as pessoas que gostariam de saber a verdade sobre a "evolução ou criação" do universo em geral e dos seres humanos em particular.

Conheça um pouco mais sobre esse cientista e professor cristão brasileiro: Dr. Roberto Ramos: Nascido no Rio de Janeiro, em 22 de agosto de 1959, é casado com Myriam Pereira Botelho Ramos, e possui dois filhos, Robson (20) e Renan (12). Doutorou-se em Física Atômica e Molecular na Universidade Federal de Santa Catarina, no ano de 2001, a mesma Universidade onde havia se graduado em Física, no ano de 1990
Durante os anos de 1993 a 1995, fez Mestrado em Física de Plasmas no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, SP, e nesse mesmo período, participou de um grupo de pesquisas no Laboratório Associado de Plasmas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (LAP-INPE), onde desenvolveu sua Monografia de conclusão do Mestrado.


No início de sua formação acadêmica, no Rio de Janeiro, estudou Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, onde, em 1983, recebeu o grau de Bacharel em Teologia. No ano seguinte, foi ordenado ao ministério pastoral pela Igreja Batista em Senador Camará, RJ, e mudou-se para Florianópolis, onde pastoreou a Igreja Batista em Campinas, em São José, na Grande Florianópolis, SC. Durante os anos de 1991 a 1994 pastoreou a Primeira Igreja Batista em São Sebastião, no litoral paulista, e em 1996, retornou para Florianópolis, para organizar a igreja da qual é pastor até hoje, a Igreja Batista Central do Kobrasol.

No ano de 1999, organizou o Núcleo de Recuperação e Reabilitação de Vidas (NURREVI), um centro de tratamento para dependentes químicos, do qual é o presidente, e que atende mulheres, de todas as idades, portadoras de dependência química. Atua como diretor do Instituto Batista de Educação, em Florianópolis, onde também leciona as disciplinas de Teologia Sistemática, Grego e Exegese do Novo Testamento. Atuou como professor substituto de Física na Universidade Federal de Santa Catarina e Fundação Universitária de Blumenau. Tem participado de congressos e seminários como conferencista, principalmente sobre evolucionismo x cristianismo.

Dr. Roberto Ramos será o preletor oficial da nossa Conferencia Teológica. Nesta ocasiào ele estará lançando o seu livro A Religião de Darwin, lançado pela editora ABBA PRESS

A Conferencia será realizada no Centro de Atividades da ADI

A inscrição é de 10 reais por pessoa

A data é nos dias 21, 22 de Novembro de 2009

Programa:

21/11 - Início da Conferencia as 14.00 horas até as 17.30 com intervalo para coff breack
21/11 - Segunda Palestra as 19:30 minutos
21/11 - Lançamento do Livro do Dr. Roberto Ramos

22/11 Terceira Palestra as 9.30 minutos
22/11 Término da Conferencia as 12:00 horas

Realização: Seminário Teológico do Sul - Tubarão Santa Catarina
Contato: 48 - 3626 4756; 36261171 - pastorcarloslopes@hotmail.com

Apóio: STS( Seminário Teológico do Sul) ABBA (Associação Beneficente Braço Amigo), CONPET ( Conselho de Pastores de Tubarao e Regiao) , SOS - Vida, ADI (Assembléia de Deus Independente)

Ajudando a Igreja Brasileira a ser Igreja de Cristo

sábado, 10 de outubro de 2009

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO COM ÊNFASE NO EVANGELHO DE MARCOS

SEMINÁRIO TEOLÓGIO DO SUL

SÍNTESE DA AULA - LEITURA OBRIGATÓRIA

Os três primeiros evangelhos foram pela primeira vez chamados de evangelhos sinóticos por J.J. Griesbach, um estudioso da Bíblia de nacionalidade alemã, no final do século XVIII. O adjetivo Sinótico vem do grego synopsis que significa ver em conjunto.
O autor escolheu a palavra devido ao alto grau de semelhanças entre Mateus, Marcos e Lucas em suas apresentações do ministério de Jesus Cristo. Elas servem não apenas para unir os três primeiros evangelhos, mas também para separa-los do evangelho de João, chamado o Quarto Evangelho. ( D. A. CARSON)

Dr. Champlin em suas pesquisas sobre a palavra Sinótico ele diz: Essa palavra vem do grego SUN, “junto com”, e ÓPSIS, “visão, dando a entender uma visão conjunta sobre algo, uma visão de um mesmo ângulo. Ele é aplicado aos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas por que seu ponto de vista sobre a vida de Jesus Cristo concorda e é praticamente o mesmo. O evangelho de João contrasta com os três primeiros, pois vê Cristo por outro ângulo.

ESBOÇO GERAL DO NOVO TESTAMENTO


História:
Os Quatro Evangelho:
Mateus, Marcos, Lucas e João
Livro de Atos dos Apóstolos

Epístolas Paulinas
As Epístola Paulinas são divididas em três sessões.

A- Epístolas de Viagem: Gálatas, 1,2 Coríntios
B- Epístolas da Prisão: Filemom, Colossenses, Efésios, Filipenses
C- Epístolas Pastorais: I Timóteo, Tito, II Timóteo

Epístolas Gerais
As epístolas gerais foram escritas pelo apóstolo Pedro, Tiago e João, também esta incluída as epístolas de Judas e de Hebreus cujo o autor é anônimo. As Epístolas gerais são divididas da seguinte forma:

A- Epístola aos Hebreus - direcionada para os Judeus
B- Epístola de Tiago - direcionado para os Cristãos
C- Epístolas de 1,e 2 Pedro
D- Epístolas de 1,2,3 João
E- Epístola de Judas

VISÕES
Este livro de Apocalipse escrito por João na ilha de Patmos encerra a revelação neo testamentária e assim por dizer de toda a Bíblia.
A- Livro de Apocalipse

Quando estudamos Teologia do Novo Testamento e suas implicações devemos ter em mente que o processo do estudo bíblico percorre três caminhos básicos.

1) Observação: Que diz o texto? Adendo exegético
2) Interpretação: Que significa este texto? Adendo hermenêutico
3) Aplicação: De que maneira estou envolvido? Adendo prático

Os Quatro Evangelho e sua visão de Cristo

Evangelho de Mateus: Apresenta Jesus Cristo como Rei de Israel: Seu leitor imediato são os judeus: Suas idéias Principais é a Lei e a Promessa.

Evangelho de Marcos: Apresenta Jesus Cristo como Servo do Senhor: seus leitores imediatos são os Romanos: Suas idéias principais é clara: Poder e Serviço.

Evangelho de Lucas: Apresenta Jesus Cristo como Filho do Homem: Seus leitores imediatos é os gregos: Suas idéias principais é a Graça e a Comunhão.

Evangelho de João: Apresenta Jesus Cristo como Filho de Deus: Seus leitores imediatos o mundo todo: Suas idéias principais é a Glória e a vida.

Os quatro Evangelho escrito e narrado por Mateus, Marcos, Lucas e João, narram com precisão e suficiência a vida e o ministério de Jesus Cristo como também sua morte, ressurreição e ascensão aos Céus.

Dos quatro evangelho dois foram narrados pelos apóstolos Mateus e João que andaram com Cristo no período do seu ministério entre os homens. Eles foram escolhidos por Cristo para serem apóstolos do Senhor.

Os outros dois Marcos e Lucas não eram apóstolos de Jesus Cristo. Segundo a tradição Marcos foi discípulo do Apóstolo Pedro e Lucas foi discípulo do Apóstolo Paulo.

O evangelho de Marcos se distingue dos outros evangelhos. Por exemplo quando estudamos este Evangelho percebemos que ele é:

1) Um evangelho de Ação e deixa claro aquilo que o Senhor Jesus fez mais do que aquilo que ele falou, pregou, ensinou.
2) Marcos registra vários milagres de Jesus Cristo somando assim dezoito ao todo, porém diferente dos outros evangelhos principalmente de Mateus e Lucas ele apresenta somente quatro parábolas.

3) Marcos esta escrevendo basicamente para os Romanos daí sua preocupação de explicar os costumes judaicos. Ele não dá ênfase a genealogia de Jesus como faz Mateus e Lucas. Ele inicia seu Evangelho de maneira rápida, repentina e pontual.

4) A palavra IMEDIATAMENTE – grego eutheos que é uma marca do Evangelho de Marcos, mostrando sua urgência, atividade, ação contínua e aparece 42 vezes no original

5) O evangelho de Marcos mostra a sua habilidade literária, suscita e direta. Seu evangelho contém 16 capítulos que narra de maneira bela a vida de Jesus Cristo o Filho de Deus.


Marcos e seu Contexto Histórico

A maioria da ala tradicional da igreja e seu legado cristologico, diz que o Evangelho de Marcos foi escrito depois que o Apóstolo Pedro foi morto. Marcos foi discípulo de Pedro e a narrativa de seu evangelho vieram sem dúvida da tradição petrina.

O historiador da igreja Eusébio de Cesaréia em seu livro História Eclesiástica Os Primeiros Quatro Séculos da Igreja Cristã, nos diz que Marcos recebeu de Pedro apóstolo de Jesus o seu evangelho. Eusébio também menciona que esta tradição foi seguida por Clemente e Papias ( Eusébio,p.62).

Segundo Eugene Peterson antes de Marcos, ninguém jamais havia escrito um evangelho. Ele afirma que Marcos discípulo de Pedro criou um novo gênero que acabou virando uma forma de escrever que logo se tornou fundamental e formativo para a vida da igreja. Peterson conclui em seu análise que a Bíblia chega a nós em forma narrativa; e é nesse gênero vasto e um tanto esparramado que Marcos escreve seu Evangelho. ( Peterson,p.12).

Este livro foi escrito entre o ano 65 e 70 d.C. A ala tradicional da igreja crêem que ele foi escrito antes da destruição de Jerusalém pelo general Tito que mais tarde tornou –se imperador do vasto e imponente Império Romano

A morte do Apóstolo Pedro e do Apóstolo Paulo se deu no reinado do déspota Imperador Nero, neste período escuro no ponto de vista político e da maluques neriana os cristãos foram perseguidos e muitos derramaram o seu sangue em fidelidade a Jesus Cristo o Senhor e Rei.

Neste período Nero acusou os cristãos de colocar fogo em Roma e por essa falsa mentira começou a perseguir os cristão e duas colunas da igreja foram mortos o Apóstolo Pedro e o Apóstolo Paulo. Diante deste quadro de perseguição, acusação, morte e muito sofrimento, o evangelista Marcos escreveu suas boas novas, o seu evangelho para uma comunidade em sofrimento e em ameaças constantes.

Marcos ao escrever seu evangelho mostra Jesus Cristo como servo, como aquele que morreu para nos salvar. Marcos quer que seus leitores olhem para Jesus Cristo, pois ele é o bálsamo para a alma e modelo firme de sofrimento e glória.

Marcos mostra com firmeza a dor de Cristo e sua ressurreição e glória ( Mc.8.31; 9.1; 10.32-34). Marcos diz para aquela comunidade permanecer firme olhando para Jesus Cristo, pois o discipulado e um discipulado de Cruz e de Glória (Mc.8.34).

Marcos, Discípulo, Escritor e Servo de Jesus Cristo

O grego Markos é derivado do latim markus e significa “Martelo Grande”. Seu nome é mencionado na Bíblia várias vezes e ele foi testemunha ocular do início da história da igreja. Tudo indica que Marcos era adolescente no período mais crucial do ministério do Nosso Senhor Jesus Cristo. Seu nome em Hebraico é Johanan ( João) que significa “Jeová é Gracioso”, seu sobrenome romano é “Marcos” ( Atos 15.37).

O Novo Testamento reserva várias passagens para falar deste servo de Deus que dedicou a sua vida em prol do Serviço á Cristo. Olharemos essas passagens que traz um retrato de João Marcos servo de Jesus Cristo.

No Livro de Atos dos Apóstolo Narrado por Lucas.

At 12:11 E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
At 12:12 E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.
At 13:3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
At 13:4 E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
At 13:5 E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.
At 13:12 Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.
At 13:13 E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
At 15:36 E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
At 15:37 E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.
At 15:38 Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
At 15:39 E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
At 15:40 E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus.

Nas Epístolas Paulinas – Apóstolo Paulo

Aos Colossensses 4:10 - Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;
Filemon 1:23 Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus,
Filemon 1:24 Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.
Filemon 1:25 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém.
2 Timóteo 4:10 Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia.
2 Timóteo 4:11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério


Nas Epístolas Petrinas - Apóstolo Simão Pedro

1 Pedro 5:10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
1 Pedro 5:11 A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.
1 Pedro 5:12 Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi abreviadamente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
1 Pedro 5:13 A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.
1 Pedro 5:14 Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém.


Segundo os estudiosos as primeiras vezes que o nome de Marcos aparece no Novo Testamento precisamente no livro de Atos dos Apóstolo foi no ano 46 d.C. Após esta datação o nome de Marcos aparece nos escritos antigos do Apóstolo Paulo no ano 67 d.C. e nos escritos do Apóstolo Pedro no ano 68 d.C. Essas datas seguem uma linha não conclusiva mais aproximadas.

Quando Marcos abandonou Paulo e Barnabé em Perge (Atos 13.13), até a conclusão do seu Evangelho se passaram mais de 20 anos. Neste período Deus trabalhou na vida de João Marcos e isso fica evidente pelo próprio testemunho paulino que diz: Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério ( II Tm.4.11).

A tradição da igreja diz que João Marcos morreu após o martírio do Apóstolo Pedro em 67-68 seu evangelho foi escrito em Roma sendo Pedro a sua principal e fundamental fonte. Seguimos aqui o análise tradicional e preciso de D.A.Carson, Douglas J. Moo e Leon Morris que dao privilégio aos pais da igreja em combatimento com a ala mais liberal interpretativa. ( Veja Introdução Ao Novo Testamento).


Marcos e Seu Conceito de Autoridade Messiânica

A palavra autoridade no grego é exousia, ela difere da palavra dunamis. Dunamis é poder e isso Jesus Cristo também tem pois, todo poder lhe foi dado tanto no céu como na terra. Já a palavra autoridade tem um outro seguimento.
O Evangelista Marcos quer mostrar para os seus leitores que mesmo sendo perseguidos e injuriados por causa de Cristo, este Jesus Cristo tem autoridade mais eloqüente que Nero e qualquer Imperador. Ele de fato é o Kurios “ Senhor”. Marcos mostra que este Senhor tem autoridade que o homem simples e mortal como Nero ou outro qualquer não tem. Por exemplo:

1) Jesus Cristo tem Autoridade como Mestre e isso é diferente dos outros mestres ( Mc. 1.22)
2) Jesus Cristo tem Autoridade sobre satanás e os espíritos malignos (Mc.1.27;3.19-30)
3) Jesus Cristo tem Autoridade Sobre o pecado (Mc. 2.1-12)
4) Jesus Cristo tem Autoridade Sobre o dia de Sábado (Mc.2.27-28;3.1-6)
5) Jesus Cristo tem Autoridade sobre a natureza (Mc.4.35-41;6.45-52)
6) Jesus Cristo tem Autoridade sobre a Doença (5.21-34)
7) Jesus Cristo tem Autoridade sobre a Morte (Mc. 5.35-43)
8) Jesus Cristo tem Autoridade sobre as tradições humanas legalistas (Mc. 7.1-13;14-20)
9) Jesus Cristo tem Autoridade sobre o Templo orgulho dos judeus ( Mc.11.15-18).

CAPÍTULO PERÍCOPES VERSÍCULOS-CHAVE
I) 1.1-13 Introdução
1.1-8 João Batista
1.9-11 O batismo de Jesus 1.11
1.12-13 A tentação de Jesus
II) 1.14—8.26 Jesus na Galiléia
1.14-20 O chamado dos discípulos 1.15-17
1.21-39 Jesus em Cafarnaum
2.13-17 O chamado de Levi 2.17
2.18-22 O jejum
2.23-28 Colhendo espigas no sábado 2.27s
3.13-19 Os doze apóstolos
3.22-30 A blasfêmia contra o Espírito Santo
3.31-35 Os verdadeiros parentes de Jesus 3.35
4.1-20 A parábola dos quatro tipos de solo
5.1-20 A libertação do gadareno
6.1-6 Jesus é desprezado em Nazaré
6.7-13 O envio dos doze
6.14-29 O fim de João Batista
6.30-44 A multiplicação dos pães para 5.000 pessoas
7.1-23 O que é puro e o que é impuro 7.20
8.10-13 Os judeus pedem um sinal
8.14-21 Exortação aos discípulos
III) 8.27—10.52 Preparo para o sofrimento
8.27-30 A confissão de Pedro em Cesaréia de Filipe
8.31-33 1ª anunciação do sofrimento
8.34-38 Quem quiser me seguir 8.34b-36,38
9.2-13 A transfiguração de Jesus
9.31-32 2ª anunciação do sofrimento
9.33-41 Briga por posição entre os discípulos
10.13-16 Jesus abençoa as crianças 10.14s
10.17-27 O jovem rico 10.25,27
10.33-34 3ª anunciação do sofrimento
10.35-45 O pedido dos filhos de Zebedeu 10.45
IV) 11-12 Jesus em Jerusalém
11.1-11 Entrada em Jerusalém
11.12-26 A figueira
11.15-19 A purificação do templo
12.1-12 A parábola do vinicultor
12.13-17 Relação com o estado 12.17
12.28-34 O maior mandamento 12.19-31
V) 13 O discurso apocalíptico 13.30-32
VI) 14-16 Sofrimento e ressurreição de Jesus
14.3-9 Jesus é ungido
14.10-11 Jesus é traído
14.12-26 Instituição da ceia 14.22-25
14.32-34 A batalha em oração no Getsêmane 14.36
14.53-65 Interrogatório diante do sinédrio 14.61s
14.66-72 Pedro nega a Jesus
15.1-19 Processo diante de Pilatos
15.20-41 Crucificação e morte
16.1-8 A ressurreição de Jesus
16.9-20 Encontros com o ressurreto 16.15s
Extraído do livro Introdução e Síntese do Novo Testamento Gerhard Horster

O evangelho de Marcos diferente dos outros sinóticos em seu princípio, pois ele nada diz do nascimento de Jesus Cristo e nem de sua genealogia. Ele escreve para os seus leitores e afirma dizendo: “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”.

Em vez de mostrar que Jesus Cristo é filho de Maria e José e vem da tribo de Judá como os outros evangelhos deixam claros para nós, Marcos diz que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que Ele é o Messias prometido.

Neste primeiro versículo, Marcos deixa um mapa para nós leitores observarmos a grande importância de levarmos a sério o Evangelho que não é fruto de nenhuma mente humana mais do próprio Deus através de Jesus Cristo o seu Filho.

Com seis palavras muito bem escolhidas, o autor intitula o seu trabalho como “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”. ( Mulholland,p.27)


Ele diz:

No Princípio (1.1) – Arché Outros livros da Bíblia nos levam para este caminho. Em Genesis esta escrito: “No Princípio Deus Criou o Céu e a Terra”. ( Gn. 1.1). Já no Novo Testamento precisamente em João o quarto Evangelho esta escrito: “No Princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”. ( Jo.1.1).

Jesus é o princípio do Evangelho e em Jesus Cristo , o Evangelho tem seu Princípio. Este Evangelho Principiado por Jesus Cristo jamais cessará de ser anunciado pelos seus discípulos até que o Senhor Jesus Cristo volte para levar a sua igreja (Mc. 14.1;8.38).

Evangelho: evanggélion Esta palavra aparece nos escritos paulinos 60 vezes e no evangelho de Marcos oito vezes. Ela significa Boas Notícias. Nas epístolas Paulinas ela significa o anúncio do ministério pascal que é a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Evangelho tinha um tom alegre, pois estava associado á proclamação de um comunicado político ou de uma vitória militar que resultaria em benefícios para muitas pessoas, além disso, a palavra tem um significado profético para aqueles familiarizados com o Antigo Testamento, pois isso lembra a promessa de boas novas ( Is.61.1s), renovando a esperança de que, por meio do seu servo ungido, o Espírito do soberano Deus proclamará a libertação dos oprimidos (Lc.4.17ss). Ele traz a segurança de que Deus está presente ( Is. 40.9) e está no controle ( Is.52.7). (Mulholland,p.27)

Jesus: Iesus - O nome Jesus era comum nos dias do Novo Testamento. Varias pessoas tinham este nome. Jesus ( Josué), significa “Javé salva, Javé é nosso socorro”. Conforme Mt.1.21 e Lc.1.31, o nome de Jesus Cristo foi determinado por instruções celestiais dada ao Pai ( Mateus) ou á mãe (Lucas). Neste contexto da um interpretação do nome Jesus. “Ele salvará o seu povo dos pecados deles”. (Rengstorf, p 486)

Cristo: Quando olhamos já no inicio do livro de Marcos a palavra Cristo, percebemos sua intenção de deixar claro para nós seus leitores que o Jesus que salvará o seu povo dos seus pecados é o Cristo. Marcos mostra que Jesus é Messias, logo Cristo não é um nome próprio mas um título messiânico. Mais tarde em seu evangelho Marcos reitera pelos lábios petrino: “Tu és o Cristo” ( Mc.8,29). Alguns estudiosos afirmam que Cristo denota uma pessoa que foi cerimonialmente ungida para um cargo. Jesus Cristo de fato é o Messias prometido por Deus e anunciado pelos profetas antigos. O livro de Marcos várias vezes usa a palavra Cristo ( 8.29;9.42;12.35;13.21;14.61;15.32).

Filho de Deus: Marcos não menciona o nascimento de Jesus Cristo como fazem com proeza o evangelho de Mateus e o de Lucas. Nesses evangelhos Jesus é o filho de Maria e de José. Ele tem uma linhagem bem clara em sua genealogia vários personagens bíblicos é mostrado. Mais no evangelho de Marcos Jesus não é o filho de Maria e José ele é o Filho de Deus.

Aqui Marcos mostra um mistério. Jesus Cristo é Deus. Em seu evangelho Marcos deixa isso claro. Mesmo na crucificação o centurião romano brada dizendo: Verdadeiramente , este homem é o Filho de Deus ( 15.39).



V. 3 – Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; V. 4 Apareceu João Batista no Deserto , pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados.

Durante o período Inter- Bíblico não houve manifestação profética da parte de Deus. Este período ficou marcado pelo silencio que abrange o livro de Malaquias ate Mateus num período de 430 anos.

Todo Judeu tinha em sua escatologia a profunda convicção que um dia Deus iria trazer o libertador , o Messias. Os olhos de todos os judeus estava voltado para o futuro.

Durante séculos Deus não enviou profetas a Israel, todavia este tempo estava sendo alterado com a vinda do profeta João Batista, precursor de Jesus Cristo.

João que é da classe sacerdotal não surgi do Templo lugar sacerdotal mais do Deserto. O deserto lembra o povo de Deus em sua peregrinação durante 40 anos. Foi ali que os Israelitas foram disciplinados por Deus antes de entrar na terra prometida

Agora João Batista vem pregando no deserto para disciplinar o povo para entrar no Reino de Deus. Sua pregação tem dois pilares: Arrependimento e Remissão de pecados. Se para entrar na terra prometida o povo teve que obedecer a Deus e viver em obediência quanto mais para entrar no Reino de Deus.

Assim como Moisés foi usado por Deus para tirar o povo do Egito n o Êxodo, João Batista esta fazendo um novo êxodo, tirando o povo de um sistema religioso frio, mecânico e levando para uma nova vida abundante em Cristo Jesus

João Batista é o profeta que Deus prometeu para o seu povo em Malaquias 3. 4-5 e também Isaías 40.3 – João Batista e Jesus Cristo não surgiram do nada eles são frutos das profecias do Antigo Testamento que agora esta se cumprindo naquela época.

PROFESSOR CARLOS AUGUSTO LOPES
STS -SEMINÁRIO TEOLÓGICO DO SUL
TUBARAO - SANTA CATARINA